top of page
  • Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

Benefícios do DHEA na osteoporose

Atualizado: 21 de nov. de 2022

O DHEA (dehidroepiandrosterona) é um hormônio esteróide que reduz drasticamente com a idade, em mulheres essa queda é ainda mais acentuada após a menopausa. Em mulheres, a reposição desse hormônio eleva os níveis de testosterona e estradiol e aumenta de maneira significativa a densidade mineral óssea. Em homens, não há aumento desses hormônios e os benefícios para a saúde óssea ainda estão bem esclarecidos.





O nosso tecido ósseo é formado por células vivas que se renovam constantemente, ou seja, muitas células são produzidas enquanto outras são absorvidas. Com o passar dos anos, a capacidade de o nosso corpo produzir novas células reduz e gera um desequilíbrio entre a quantidade de células sintetizadas e a quantidade de células absorvidas. Essa alteração do metabolismo torna o ósseo mais suscetível a fraturas, graças à redução da densidade mineral óssea, conhecida por osteoporose.


Considerando a capacidade de modular o metabolismo ósseo, aumentando a síntese de novas células e reduzindo a reabsorção de células mais velhas, o uso de DHEA tem se mostrado promissor para minimizar a progressão da osteoporose.


Sem dúvidas, a reposição de DHEA apresenta inúmeros benefícios, especialmente para mulheres após a menopausa. Entretanto, é preciso uma avaliação médica individualizada, para identificar a real necessidade de utilizar essa suplementação.


Kirby, D.J.; et. al. DHEA in bone: the role in osteoporosis and fracture healing. Arch Osteoporos. 2020 Jun 5;15(1):84. doi: 10.1007/s11657-020-00755-y. PMID: 32504237.

Comments


bottom of page