top of page
Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

Como o hormônio da tireóide controla o metabolismo?

Atualizado: 22 de nov. de 2022


A tireóide é um dos maiores órgãos endócrinos do corpo, ela está localizada na região anterior do pescoço. É uma glândula extremamente vascularizada, que produz e armazena hormônios em grande quantidade, os quais participam da regulação do metabolismo de todas as células do organismo.


A tireóide é composta por dois tipos principais de células: foliculares que são responsáveis pela produção de T3 (tri-iodotironina) e T4 (tetraiodotironina ou tiroxina), e parafoliculares (ou células C, por serem células claras que se coram muito pouco à microscopia), que são responsáveis pela produção de calcitonina, um hormônio importante para a regulação do metabolismo do cálcio no organismo.


A fração livre de T3, é a forma de hormônio tireoidiano que realmente entra nas células e exerce seus efeitos. O hormônio T3 possui ligação direta com a produção de ATP (energia,), sua função primordial é aumentar o consumo de oxigênio e a produção de calor nas células (termogênese). Sendo assim, é possível enfatizar que qualquer reação celular só ocorre de maneira eficaz se a tireoide estiver funcionando de maneira adequada. Outra ação da T3 é aumentar o número de receptores beta-adrenérgicos, facilitando a ação do sistema nervoso, ele é capaz de atuar também diretamente no coração, aumentando a frequência cardíaca.


A regulação da função tireoidiana se dá por feedback negativo com a hipófise. A hipófise anterior produz o TSH (hormônio estimulador da tireoide), que atua na tireóide, acelerando todas as etapas de biossíntese da tiroxina (T4) que é a molécula precursora de T3 que atuará diretamente nas células. .


Além disso, o TSH é capaz de aumentar o volume dos folículos e a vascularização da glândula. Quando a tireoide produz muita T4, esta, ao chegar à célula hipofisária, é convertida em T3, que inibe a secreção de TSH. Paralelamente, se a produção de tiroxina diminuir, a hipófise secreta mais TSH, a fim de aumentar a produção e a secreção de tiroxina.


Você sabia da tamanha importância que esta pequena glândula tem sobre o nosso metabolismo? Lembre-se sempre de manter a sua saúde tireoidiana em dia para garantir que não apresente distúrbios metabólicos.

Referências:

Melmed S et al. Thyroid physiology and diagnostic evaluation of patients with thyroid disorders. In: Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, Kronenberg HM. Williams textbook of endocrinology. 12.ed. Philadelphia: Saunders, 2011.

MOURÃO JUNIOR, Carlos Alberto; ABRAMOV, Dimitri Marques. Curso de biofísica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 242 p. ISBN 9788527715058

whatsapp-logo-1.png
bottom of page