O lipedema é uma condição crônica que afeta principalmente as mulheres, caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura nas pernas, coxas e quadris. As causas exatas do lipedema ainda são motivo de debate entre nós profissionais de saúde, de forma que neste artigo, vou explorar com você o que sabemos sobre as possíveis causas do lipedema e como elas podem afetar o tratamento e manejo dessa condição.
Genética e Fatores Hereditários
Uma das possíveis causas são fatores genéticos e hereditários. Estudos sugerem que o lipedema possui maior chance de ocorrer em pessoas com histórico familiar da condição. Pesquisas também apontam para mutações genéticas específicas que podem predispor uma pessoa ao desenvolvimento do lipedema.
Hormônios e Disfunções Metabólicas
A condição é mais comum em mulheres, o que sugere uma possível ligação com hormônios sexuais femininos, como o estrogênio. Além disso, o lipedema muitas vezes se torna mais evidente durante eventos hormonais importantes, como a puberdade, gravidez ou menopausa. Além disso, desordens metabólicas, como resistência à insulina, também são associadas ao lipedema.
Inflamação Crônica e Sistema Imunológico
A inflamação crônica e disfunções no sistema imunológico podem desempenhar um papel no desenvolvimento do lipedema. Alguns estudos sugerem que o lipedema pode estar associado a uma resposta inflamatória anormal no tecido adiposo, levando ao acúmulo de gordura e à inflamação crônica. Essa inflamação, pode contribuir para a dor e desconforto associados ao lipedema, bem como para a evolução da condição ao longo do tempo.
Estilo de Vida e Fatores Ambientais
Embora as causas genéticas e hormonais tenham um papel fundamental no desenvolvimento do lipedema, fatores ambientais e estilo de vida também podem desempenhar um papel. Uma dieta rica em gorduras saturadas e açúcares, falta de exercício físico e outros hábitos de vida não saudáveis, podem aumentar o risco de desenvolver lipedema ou piorar os sintomas em pessoas predispostas à condição. Além disso, lesões traumáticas ou cirurgias podem desencadear o desenvolvimento do lipedema em algumas pessoas.
Portanto, o que causa o lipedema?
Embora as causas exatas do lipedema ainda não sejam totalmente compreendidas, sabemos até então que uma combinação de fatores genéticos, hormonais, metabólicos, inflamatórios e ambientais, deve estar relacionada. Se você está enfrentando o lipedema, não deixe de procurar a sua médica qualificada para obter orientação e suporte adequados.
Referências
Kruppa P, Georgiou I, Biermann N, Prantl L, Klein-Weigel P, Ghods M. Lipedema-Pathogenesis, Diagnosis, and Treatment Options. Dtsch Arztebl Int. 2020 Jun 1;117(22-23):396-403. doi: 10.3238/arztebl.2020.0396.
Comments