A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença que afeta o sistema hormonal das mulheres geralmente em idade reprodutiva. Ela é caracterizada por desequilíbrios hormonais que podem levar a uma variedade de sintomas.
As causas da SOP continuam sendo estudadas, mas alguns fatores podem contribuir para o aparecimento dela. Fatores genéticos, resistência à insulina, inflamação e alteração hormonal, podem estar envolvidos no aparecimento da doença.
Apenas um médico especializado pode diagnosticar a SOP, mas alguns sinais podem indicar a necessidade de uma avaliação médica. São eles:
Alteração do ciclo menstrual: algumas mulheres acabam tendo o ciclo menstrual com períodos ausentes, muito espaçados ou muito frequentes;
Aumento de pêlos: podendo aparecer em locais onde a mulher costuma não ter, como no rosto, seios e abdômen;
Aumento de acne: a pele fica mais oleosa pelas alterações hormonais, aumentando o aparecimento da acne;
Cistos nos ovários: A presença de cistos nos ovários pode ser detectada em exames de imagem, como ultrassonografia.
Infertilidade: algumas mulheres apresentam dificuldade para engravidar;
Manchas no corpo: Acanthosis nigricans, que se manifesta como manchas escuras e aveludadas na pele, geralmente observado no pescoço, axilas, virilhas e região inframamária;
Alteração da relação LH/FSH: Aumento dos níveis de hormônio luteinizante (LH) em relação ao hormônio folículo-estimulante (FSH)
Excesso de andrógenos: Altas concentrações de testosterona circulante e desidroepiandrosterona (DHEA).
Resistência à insulina: podendo estar associada com risco aumentado de desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Queda de cabelo: pela alteração hormonal pode acontecer a queda de cabelo;
Diante de todos esses sinais clínicos que a SOP pode apresentar, é fundamental que se faça o diagnóstico precocemente para evitar complicações. Por isso, se você identificar esses sinais, procure ajuda de um médico especializado!
Comentarios