top of page
  • Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

Papel da melatonina na regulação do tecido adiposo

Atualizado: 22 de nov. de 2022


A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, popularmente conhecido como “hormônio do sono”, o qual possui um importante papel para a indução do sono. O seu controle ocorre devido à oscilação da luminosidade. Nesse viés, quando a retina detecta a baixa iluminação, transmite essa informação para o hipotálamo e para a glândula pineal.


Além das suas funções de regulação do ciclo sono-vigília, a melatonina também é um importante regulador do metabolismo energético, especialmente no metabolismo da glicose e dos lipídios. A sua falta, nesse viés, provoca alterações metabólicas potentes em desregular, não só o sono, mas também o metabolismo, de modo a estabelecer até mesmo um quadro de obesidade.


Para além do controle indireto do peso corporal, promovendo uma sensibilidade à insulina e uma resposta adequada à glicose, a melatonina também tem uma via direta de atuação no combate à obesidade. Esta via, por sua vez, diz respeito à forma de alocação dos estoques de gordura e, principalmente, ao aumento da proporção do tecido adiposo marrom ( TAM).


O que é o tecido adiposo marrom e qual a sua relação com a melatonina ?

O tecido adiposo marrom tem como característica o aumento do gasto energético por meio da termogênese. Recentemente, a sua relevância tem crescido, muito em razão de descobertas que apontam que mesmo nos adultos esse tipo de tecido se apresenta ativo. A melatonina, nesse contexto, tem sido foco de estudos, os quais sinalizam uma importância significativa desse hormônio no recrutamento do TAM. Essas pesquisas apontam que, tanto animais como humanos com níveis nulos de melatonina, devida a pinealectomia, após a suplementação, tiveram o aumento do volume e da atividade do tecido adiposo marrom e, por conseguinte, da sua função termogênica.


Referências:

HALPERN, Bruno . O papel da melatonina na regulação do tecido adiposo marrom. 2018. 250 p. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5135/tde-31102018-131724/pt-br.php. Acesso em: 15 out. 2021.

HOHL, Alexandre; MANCINI, Márcio; HALPERN, Bruno. POSICIONAMENTO DA SBEM SOBRE A MELATONINA. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Rio de Janeiro/RJ, v. 1, n. 1, p. 1-6, abr./2021.


Comments


bottom of page