Esteróides anabolizantes são hormônios derivados da molécula de colesterol e que possuem um efeito anabólico, isto é, possuem a capacidade de construir ou organizar novas células e tecidos. O mais famoso dessa classe é a testosterona, muito popular pelo seu potencial de promover o ganho de massa muscular. Trata-se, pois, de um hormônio predominantemente – mas não exclusivamente – masculino, responsável pelas características sexuais secundárias do homem, como pelos, voz grave e músculos. Erroneamente, a testosterona tem sido utilizada para melhorar a performance ou/e a estética do corpo de homens e de mulheres, muito embora isso esteja relacionado a diversas implicações negativas para a saúde humana.
Aumento de acnes
Distúrbios hepáticos
Queda do cabelo
Comportamento agressivo
Aumento da fome
Coágulos
Hipogonadismo
Piora da saúde cardiovascular
Na clínica:
Em mulheres, a única indicação clínica para o uso de testosterona é para mulheres pós menopausa com desejo sexual hipoativo. O mau uso, por sua vez, pode gerar efeitos, como alteração irreversível da voz, aumento do clitóris, diminuição dos seios e crescimento de pelos.
Em homens o mal uso pode provocar infertilidade, ginecomastia, atrofia dos testículos, entre outros efeitos. No entanto, a testosterona pode ser de grande utilidade clínica para tratar pacientes com alguns tipos de hipogonadismo e pessoas com grande perda de massa muscular causada por várias doenças, como AIDS.
Comments